Logo da Favorita Transportes

Logística empresarial: como o rastreamento revoluciona a gestão

Gestão LogísticaRedação Favorita16 de abril de 2024
Logística empresarial: como o rastreamento revoluciona a gestão

A logística empresarial está passando por grandes transformações devido à adoção de sistemas de rastreamento mais sofisticados. Isso representa um salto de qualidade significativo e transforma a forma com que as empresas monitoram e gerenciam suas remessas com base em informações em tempo real.

O mundo digital tornou o rastreamento de cargas mais dinâmico e interativo. Agora, com a adoção de tecnologias avançadas, as empresas de logística empresarial conseguem rastrear remessas com precisão, tendo acesso a informações relevantes sobre cada etapa do transporte, o que permite tomar decisões mais inteligentes para tornar o processo mais eficaz.

A necessidade de realizar entregas mais rápidas, notificando o cliente quando algum imprevisto pode atrasar a chegada do produto, exige a integração de tecnologias de ponta nos processos para permitir uma maior visibilidade e eficiência no transporte de cargas, causando um grande impacto na satisfação e experiência desse cliente.

Qual a necessidade do rastreamento na logística empresarial?

Para tornar a logística empresarial e o gerenciamento da cadeia de suprimentos mais eficiente, é necessário ter uma compreensão da localização e status das remessas em tempo real. Os métodos de rastreamento tradicionais, entretanto, fornecem dados com atrasos, imprecisos e uma visibilidade muito limitada. Para contornar esses desafios operacionais e a insatisfação do cliente, a tecnologia voltada para o rastreamento evoluiu para entregar informações instantâneas, precisas e abrangentes sobre a movimentação das mercadorias.

Várias tecnologias desempenham um papel importante na revolução da gestão da logística empresarial:

Internet das coisas (IoT)

Dispositivos IoT podem ter sensores e etiquetas RFID incorporados em embalagens, contêineres e veículos para coletar dados e enviá-los em tempo real para análise. A tecnologia, então, permite maior visibilidade por toda a cadeia de suprimentos e facilita no monitoramento do estado, da localização e do status das remessas.

GPS

Tecnologia conhecida por todos e muito utilizada para o monitoramento de cargas. Ela permite a localização precisa das cargas, facilitando o monitoramento da movimentação dos veículos em tempo real e em larga escala. Dispositivos GPS fornecem informações precisas e atualizadas para a gestão de logística empresarial, facilitando que os gestores tomem decisões informadas e proativas.

Blockchain

A tecnologia blockchain pode ser utilizada para garantir a integridade e segurança das informações sobre as remessas. Como cria um registro imutável e transparente sobre todas as transações, é muito útil para aumentar a confiança entre stakeholders por toda a cadeia de abastecimento, reduzindo riscos de fraudes e erros.

Benefícios da tecnologia de rastreamento

A tecnologia de rastreamento permite o monitoramento em tempo real de cargas e veículos de transporte e oferece diversos benefícios para a logística empresarial. Ela fornece maior visibilidade pela cadeia de abastecimento, melhora o fluxo de trabalho, permite a adoção da automação de processos e reduz o desperdício na operação. Mas não é apenas isso:

Aumento da confiança

O rastreamento em tempo real reforça a confiança de clientes e parceiros, algo essencial para o sucesso da operação logística empresarial. Como promove a transparência pela cadeia de abastecimento, esse monitoramento contribui para manter as partes interessadas informadas sobre o andamento das remessas, melhorando a confiança e fortalecendo o relacionamento com fornecedores e clientes.

Redução de custos

A tecnologia atual para o rastreamento de cargas ajuda a reduzir custos com o transporte. Por meio do monitoramento em tempo real, é possível buscar rotas mais rápidas e inteligentes, diminuindo o tempo do percurso, reduzindo o consumo de combustível e desgaste de componentes críticos.

Atendimento ao cliente

Ao proporcionar aos clientes a comodidade de monitorar suas entregas, a empresa de transporte proporciona uma experiência superior a esses clientes, melhora a eficiência e torna o prazo de entrega mais preciso.

Gerenciamento de estoque

Sensores IoT permitem transformar o gerenciamento de estoque, mantendo a empresa informada sobre os níveis por toda a cadeia de suprimentos. Com isso, o rastreamento em tempo real reduz o tempo para a localização de mercadorias, eliminando a necessidade de verificações manuais de estoque e liberando os funcionários para outras tarefas.

Segurança

A tecnologia de rastreamento em tempo real fornece maior segurança para as remessas, capturando qualquer movimentação e enviando notificações instantâneas sobre o status das mercadorias. Além disso, ela permite monitorar o comportamento dos motoristas, como acelerações bruscas, marcha lenta ou mudanças de rota sem autorização, garantindo a segurança das mercadorias e do próprio motorista.

Gargalos na cadeia de abastecimento

O rastreamento também ajuda a identificar gargalos na logística pela cadeia de abastecimento. Esse monitoramento permite entender quais processos estão atrasando o despacho das remessas, como alterar rotas, e realizar alterações rapidamente.

Informações sobre o status da remessa

O rastreamento em tempo real fornece informações precisas sobre o status das remessas, identificando se estão em trânsito ou paradas devido a algum problema. Isso permite aos gerentes de logística empresarial terem uma visibilidade de ponta a ponta do processo de entrega e otimiza o processo de decisões mais inteligente para tornar a operação mais eficiente, reduzindo atrasos, perdas ou danos.

Resolução de problemas

O monitoramento permite detectar precocemente possíveis problemas que causem atrasos ou interrupções, tornando mais rápida a adoção de medidas proativas para enfrentar esses desafios antes que impactem negativamente na operação.

Eficiência operacional

Com acesso a informações mais precisas e oportunas sobre as remessas, operadores de logística empresarial conseguem otimizar rotas, alocar corretamente recursos e reduzir o tempo ocioso de funcionários e veículos. Dessa forma, reduzem custos e tornam a operação mais eficiente.

Logística preparada para o futuro

O futuro da logística empresarial promete ser ainda mais eficiente e transparente. A adoção de tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina também pode transformar o rastreamento em tempo real de cargas. A análise de dados irá ajudar a prever problemas, otimizar rotas e automatizar a tomada de decisões, tornando a gestão mais inteligente e proporcionando melhorias significativas aos processos logísticos.

A verdade é que o rastreamento de cargas melhora significativamente a eficiência, a precisão e a transparência da logística empresarial. E, embora existam desafios, os benefícios que a inovação tecnológica proporciona são substanciais, tornando as operações mais simples e competitivas. Entre em contato com os especialistas em logística da Favorita e conheça nossas soluções para tornar sua operação logística mais inteligente e eficaz.

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

16:00