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Estratégia de Supply Chain: como a Favorita pode ajudar sua empresa

LogísticaRedação Favorita05 de abril de 2024
Estratégia de Supply Chain: como a Favorita pode ajudar sua empresa

A estratégia de Supply Chain pode ser comparada a um plano de voo para as empresas conseguirem gerenciar seus fornecedores com eficiência em um mercado em evolução. Essa estratégia engloba um planejamento abrangente para a organização conseguir controlar e monitorar atividades por toda a cadeia de abastecimento.

É por meio dela que as operações se tornam mais eficientes, atendem aos principais indicadores de desempenho e às expectativas dos clientes. A estratégia de Supply Chain orienta as operações, documenta cada processo da cadeia de abastecimento, pontuando quais precisam ser realizados e o momento correto, e mensurando seu desempenho.

No complexo mercado global atual, a estratégia de Supply Chain precisa estar perfeitamente alinhada aos objetivos dos negócios, integrando as diversas atividades para impulsionar toda a cadeia de abastecimento. O que, em alguns casos, pode exigir uma estratégia específica para cada função da cadeia de abastecimento, como gerenciamento de estoque ou produção, entre outras.

O que é a estratégia de Supply Chain

A estratégia de Supply Chain visa garantir que a organização aproveite ao máximo seus recursos e insumos, mas também busca reduzir custos de estoque e o desperdício. Para isso, realiza uma abordagem que torna os processos de aquisição e entrega de produtos e serviços mais eficientes para atender às necessidades dos clientes.

Essa estratégia precisa ser bem planejada e monitorada constantemente, tomando como base as operações passadas, atuais e os objetivos futuros da empresa. Ela também precisa considerar os recursos e capacidades disponíveis para a empresa e como eles são utilizados. Mas não para por aí, a estratégia de Supply Chain deve considerar a estrutura organizacional, as pessoas, os processos e as práticas de gestão de riscos para otimizar o desempenho da cadeia de abastecimento e a satisfação dos clientes.

Características de uma estratégia de Supply Chain

Alguns atributos e qualidades são críticos para a construção de uma estratégia de Supply Chain realmente eficaz:

Colaboração

Para a estratégia ser implementada com sucesso, todas as partes interessadas precisam participar e compartilhar informações para garantir sua aceitação e reduzir atritos e riscos.

Flexibilidade

Uma estratégia de Supply Chain precisa ser flexível para poder ser facilmente adaptada às novas exigências do mercado e para garantir que oportunidades sejam identificadas rapidamente.

Resiliência

Em um mercado complexo e em constante mudança, as empresas precisam estar preparadas para superar riscos. Por isso, a gestão da cadeia de suprimentos precisa ser capaz de prever problemas e responder rapidamente para responder, mitigar e, caso necessário, recuperar sua capacidade rapidamente.

Digital

As empresas precisam investir em tecnologias que tornem a gestão da cadeia de suprimentos mais conectada, controlada e permita que informações sejam compartilhadas mais facilmente. Ferramentas ERP, por exemplo, orquestram todas as atividades de Supply Chain e oferecem informações em tempo real sobre os processos envolvidos.

Principais estratégias de Supply Chain

Cada estratégia de Supply Chain é única, mas, não importando o porte ou segmento de atuação, todas as empresas podem aproveitar algumas práticas para impulsionar a melhoria e crescimento dos negócios:

Simplifique processos

Para tornar os processos pela cadeia de suprimentos mais ágeis, é essencial analisar o fluxo de trabalho, buscando por tarefas que podem ser melhoradas ou eliminadas. Para isso, implemente a metodologia Lean, que visa reduzir o desperdício e agilizar processos.

Automatize processos

A automação é a ferramenta ideal para melhorar o desempenho na cadeia de suprimentos. Ela permite aumentar a eficiência dos processos, reduzir erros humanos e aumentar o desempenho e agilidade.

Aumente a visibilidade

Melhorar a visibilidade das operações logísticas contribui para que a estratégia de Supply Chain implemente melhorias no gerenciamento de operações e estoque, por exemplo, facilitando que a equipe rastreie os níveis de estoque em diferentes etapas, como na coleta e recebimento de itens e envio dos produtos aos clientes.

Use plataformas digitais

A tecnologia torna processos de agenciamento de carga, previsão de demanda e gerenciamento de estoque mais simples. Plataformas de agenciamento de cargas facilitam os processos de reservar, gerenciar e rastrear cargas. A tecnologia para otimizar a previsão de demanda contribui para a empresa atuar proativamente para atender a qualquer mudança. Da mesma forma, a tecnologia ajuda a empresa a economizar custos ao analisar o inventário e identificar estoques desnecessários.

Gerencie relacionamentos

Construir um relacionamento saudável com os fornecedores é crítico para manter a cadeia de suprimentos resiliente, por exemplo, durante situações de escassez de produtos ou atrasos. Para isso, verifique a qualidade dos fornecedores e implemente sistemas para mensurar o desempenho da cadeia de suprimentos.

Implemente práticas sustentáveis

Com consumidores cada vez mais atentos às práticas sustentáveis e de responsabilidade social das empresas, contar com uma abordagem ESG nas operações por toda a cadeia de suprimentos contribui para implementar práticas de logística verde e atender aos desejos dos clientes. Para isso, além de implementar iniciativas sustentáveis na operação própria, é essencial monitorar os fornecedores para encontrar aqueles que melhor se adéquem a essa visão.

Desenvolvendo uma estratégia de Supply Chain

Os principais fatores para o sucesso da estratégia de Supply Chain são compreender os objetivos da empresa, entender a cadeia de suprimentos e analisar dados. A compreensão dos objetivos envolve analisar custos, estratégia de atendimento ao cliente e buscar maior eficiência no gerenciamento de estoque. Ao entender esses pontos, é possível dar os primeiros passos para desenhar uma estratégia que realmente atenda aos objetivos dos negócios.

O segundo passo é compreender a cadeia de suprimentos e analisar o relacionamento entre fornecedores, fabricantes e clientes. Isso envolve avaliar todos os componentes da cadeia de suprimentos, como estoque, produção e transporte, para criar uma estratégia de Supply Chain que realmente otimize todos os processos envolvidos.

Por fim, a análise de dados é fundamental para a construção de uma estratégia de Supply Chain robusta e resiliente. Isso envolve a coleta de dados por toda a cadeia de suprimentos, integrá-los a informações vindas de outras fontes e analisá-los para identificar tendências, encontrar padrões e visualizar áreas de melhoria — para reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a produtividade — e oportunidades de novos negócios.

Implementar uma estratégia de Supply Chain bem-sucedida permite que a empresa obtenha eficiência por toda a cadeia de suprimentos, reduza custos operacionais, otimize a satisfação do cliente, torne o relacionamento com os fornecedores mais colaborativo, melhore o gerenciamento de estoque e torne a operação mais sustentável, não apenas financeiramente, mas também mitigando impactos ambientais e sociais.

Entre em contato, conheça nossas soluções logísticas e saiba como a Favorita pode te ajudar a tornar sua estratégia de Supply Chain realmente eficiente.

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