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Entenda como a estratégia de rotas pode otimizar operações de transporte

TecnologiasRedação Favorita12 de abril de 2024
Entenda como a estratégia de rotas pode otimizar operações de transporte

Uma estratégia de rotas eficaz é um fator essencial para garantir entregas eficientes, mais ágeis e econômicas. E isso é extremamente importante em um ambiente logístico competitivo. Entretanto, não basta encontrar a rota mais curta para ligar dois pontos, é preciso analisar fatores como localização do endereço de entrega, horário, condições de tráfego e estradas e até qual o tipo de veículo que será utilizado. Ou seja, nem sempre o menor caminho é a melhor escolha.

Soluções digitais avançadas permitem que as organizações criem a estratégia de rotas mais eficiente para sua operação, melhorando a alocação de recursos, reduzindo o tempo de entrega, o consumo de combustíveis e as despesas operacionais. Mas, talvez o fator mais importante para otimização de rotas, seja oferecer uma experiência perfeita ao cliente.

Objetivos da estratégia de rotas

Basicamente, a estratégia de rotas implica em processos que contribuam para determinar a forma mais prática e eficaz de realizar uma entrega ou grupo de entregas. Ela envolve identificar as melhores rotas e paradas que devem ser realizadas para garantir o menor tempo e distância a ser percorrida. Dessa forma, a estratégia de rotas agiliza operações logísticas e de transporte de cargas, maximizando o fluxo de remessas.

Principais fatores para uma estratégia de rotas eficiente

A otimização de rotas utiliza abordagens baseadas em algoritmos avançados que identificam as rotas mais eficazes. Para isso, essas soluções analisam alguns fatores para tornar a operação de transporte mais produtiva e eficiente:

Sistema de informação geográfica (GIS)

A tecnologia utiliza informações geográficas para mapear e tornar a estratégia de rotas mais precisa. Ela oferece dados sobre padrões de tráfego, condições da malha rodoviária e outras informações.

Integração de dados em tempo real

A integração e análise de dados em tempo real é crítica para a estratégia de rotas. Mudanças dinâmicas só são possíveis com a incorporação de dados vindos de diversas fontes, como atualizações das condições de tráfego, boletins meteorológicos e dados de rastreamento de veículos.

Capacidade e limitações dos veículos

Para tornar a estratégia de rotas mais efetiva, o gestor precisa avaliar fatores como capacidade máxima de carga, dimensões do veículo, tipo de carga e restrições de peso. Isso garante a utilização de veículos adequados para as necessidades específicas para o envio das remessas.

Janela de tempo e prioridades de entrega

Considerar prioridades de entrega e a janela de tempo é vital para a estratégia de rotas. Essa análise precisa considerar restrições de acesso a determinadas áreas, preferências dos clientes e acordos de nível de serviço para agilizar o processo e torná-lo mais eficiente.

Restrições diversas

A otimização de rotas também considera as diversas restrições existentes para realizar entregas. Por exemplo, muitas cidades proíbem a circulação de veículos acima de um determinado peso em alguns períodos do dia. Mas há outras limitações, como os valores do combustível e as horas de trabalho dos motoristas, que precisam ser avaliadas. Encontrar um equilíbrio entre esses fatores torna a estratégia de rotas mais efetiva.

Como criar uma estratégia de rotas

O transporte de mercadorias é um fator fundamental para a cadeia de suprimentos de qualquer empresa. Por isso, criar uma estratégia de rotas que forneça a otimização adequada para as características da organização, pode ser o ponto de equilíbrio entre manter serviços eficientes e custos adequados. Para isso, a equipe da Favorita destacou algumas etapas essenciais:

Analise da situação atual

O processo de otimização de rotas tem como passo inicial o entendimento da situação atual da empresa. Portanto, mapeie e avalie as rotas atuais, identifique possíveis gargalos e busque por ineficiências. Analise os custos envolvidos e busque formas de reduzi-los sem comprometer a qualidade do serviço. Por fim, avalie os prazos de entrega, entenda as causas mais comuns de atraso e destaque a frequência com que as entregas são realizadas no prazo. Isso permite determinar os ajustes necessários.

Defina objetivos

Depois de realizar a análise da situação atual das rotas utilizadas, a equipe de gestão logística pode começar a definir os objetivos que guiarão a estratégia de rotas. Redução de custos, melhorar o nível de entregas dentro do prazo, aumentar a satisfação do cliente estão entre algumas metas que podem ser alcançadas com a otimização de rotas.

Colete dados

Sem acesso a dados sobre condições meteorológicas, tráfego e rastreamento de veículos em tempo real, é muito difícil construir uma estratégia de rotas robusta. Por isso, utilize informações de sistemas de rastreamento GPS, identifique padrões de tráfego, por exemplo, áreas em que eles passam mais tempo que o necessário, e colete dados meteorológicos. Monitore as informações dos veículos, como gasto de combustível, capacidade, necessidade de manutenção e comportamento do motorista. Peça que os motoristas forneçam feedbacks sobre problemas em determinadas rotas, condições das entradas, entre outros.

Selecione as ferramentas corretas

A tecnologia é extremamente útil para a estratégia de rotas.  Depois de coletar dados de diversas fontes, eles precisam ser analisados para gerar insights que ajudem na priorização de entregas, agrupe entregas por proximidade e considere possíveis restrições que impactem na operação. Aplicativos de otimização de rotas também ajudam a reduzir o tempo das viagens, o consumo de combustíveis e outros custos, e os sistemas de rastreamento GPS monitoram a localização dos veículos em tempo real.

Treine a equipe

Para tornar a estratégia de rotas efetiva, é necessário treinar a equipe para implementar as mudanças. Motoristas precisam entender a importância de seguir as novas rotas e relatar possíveis problemas. A equipe de planejamento deve saber utilizar as ferramentas disponíveis e interpretar os dados corretamente. Além disso, a empresa precisa incentivar a comunicação entre motoristas, planejadores e gestores para tornar o ambiente mais confortável e compartilhar informações com segurança.

Implemente e monitore

Chegou a hora de implementar a estratégia de rotas e permitir que os motoristas tenham acesso aos novos percursos. Para tornar esse processo mais eficiente, é necessário monitorar os veículos em tempo real, identificando possíveis problemas e desvios para realizar as ações necessárias. Além disso, coletar feedbacks dos motoristas é essencial para identificar áreas que podem ser melhoradas.

Ajuste o que for necessário

A estratégia de rotas precisa ser vista como um processo contínuo e aberto para melhorias. Regularmente, analise dados para entender se as metas estipuladas anteriormente estão sendo alcançadas e utilize essas informações para identificar áreas que podem ser melhoradas. Afinal, à medida que a empresa cresce, seus objetivos podem mudar e ajustes precisam ser feitos.

Como a Favorita pode te ajudar

São vários os benefícios de contratar uma empresa especializada em logística e transporte de cargas. Por isso, deixe que a Favorita cuide das suas remessas. Nossas soluções ajudam sua empresa a reduzir custos e garantem entregas com qualidade, segurança e pontualidade. Entre em contato e saiba mais.

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